sem pressa...

sem pressa...
agradeço..sempre!

domingo, 14 de agosto de 2011

Hoje em Casa . com


O móvel antigo que não sai da moda

qui, 11/08/11
por leticia |
categoria Sem categoria
Podemos escolher objetos de decoração por beleza, por significado, porlembrança e de muitas outras maneiras.
Ao abrir um álbum de família, em uma foto de 1917 eu começo a me inspirar e aprender que desde sempre respiramos a decoração de todos os tempos.
Assim, quando reparo, estamos cercados de história. Seja qual for a época, todos esses objetos, às vezes esquecidos, velhos ou judiados, podem, simplesmente, transformar na peça mais bacana da casa.
Por exemplo, se tiver apenas uma cadeira, faltando o restante do jogo ou par, a peça poderá compor ou finalizar um cantinho da casa no qual faltava algo. E vale tudo para transformá-la, pintar, estofar, restaurar ou deixá-la ao natural.
Estamos no momento da decoração fora de regras, onde tudo pode e a primeira frase que sempre falo é: “desapegue dos conjuntos”. A ‘regra’ vale para tudo que perdeu seu par pelo tempo. Vale misturar, trocar, reinventar e repaginar.
É prazeroso fazer virar uma antiga lembrança da farmácia do vovô. Sabe aquele monte de vidrinhos que às vezes guardamos por um valor sentimental? Servem-nos apenas para ficar tirando do armário para limpa-los e tornar a guardá-los.
Por que não transformá-los em lindos vasos e colocá-los sob uma mesa lateral de sofá redonda grande compondo com outros vasos misturados.
Vale ainda colocar um abajur e porta-retratos. Para dar um toque final, flores do campo coloridas e frescas. 
Aqueles malões e baús que nossos avôs trouxeram de navio, mesmo que seja uma cópia, ficam lindos no hall de entrada. É uma bela recepção para quem chega. Eu gosto de decorá-los com livros, arranjos e objetos, como se fosse uma mesa baixa encostada na parede de entrada. Com a mesma ideia do malão decorado, podemos substituir a mesa lateral do sofá e ainda ter abajur.
As cômodas de qualquer época são peças coringa. Pode pintar com laca colorida, deixar natural e até brincar com listras ou bolas. Os móveis ficam lindos também no hall de entrada, na sala de estar ou apoio de quarto. Imagine receber seus hóspedes num quarto todo floral com cheirinho de lavanda e cômoda dessas pra eles guardarem seus pertences durante a estadia! Que luxo!
Mas se ficar lindo, coloque a cômoda no seu quarto pra guardar lenços, bolsinhas de festa, cintos pequenos, pertences e acessórios que saberá facilmente encontrá-los e organizá-los! Cômodas servem também para ser o apoio do jantar ou o apoio da sala de almoço, mesmo que a mesa com as cadeiras sejam diferentes.
Eu ainda vejo em muitas casas os chapeleiros, peças que foram ícone dos anos 20′. Não é preciso usar chapéu pra colocar um móvel desses na entrada de casa, mas dar um toque é fundamental.
Aqui, por exemplo, ebanizei a peça, quero dizer, pintei de preto esmalte brilhante. Depois, finalizei com um arranjo verde natural num cachepot de fibra e dois guerreiros chineses. Ficou lindo!
Você pode simplesmente deixar natural e completar com vasos imponentes nas laterais. Essas ideias representam a chegada a sua casa.
Penteadeiras se transformam em aparadores/bares, cristaleiras viram um charmoso café expresso.
Sabe quando adoramos aquela máquina de 
café expresso e queremos colocar num lugar especial? Imagine uma cristaleira baixa. Nesse caso vale novamente falar do acabamento do natural ao colorido. Ela faz muito bem essa função.
Dentro deixe xícaras de café, colheres, adoçante, açúcar e café em sachet, pronto pra servir. Em cima, no tampo superior, acomode a máquina de café expresso, uma bandeja antiga ou moderna, com um par de xícaras prontas pra degustar.
Procure colocar a peça próxima de um ponto elétrico por perto e você terá um Café Gourmet!
Você receberá como ninguém seus queridos! Acho um charme quando usamos algo que represente um valor dentro de nós, expondo nossa história, servindo ou decorando nossas casas! Boa semana. Espero que estejam curtindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado!