sem pressa...

sem pressa...
agradeço..sempre!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jardins da Babilônia





Estando nos conformes: espaço X projeto, é só deixar o desejo de usufruir o espaço. Pode ser um solarium, com bancos e jardim, uma praça suspensa, um descanso para contemplar, temos inúmeras idéias para jardins suspenso, com hortas, lareiras, redes, tudo muito belo ,confortável e economico. Basta Acertar a cada idéia um projeto ou bom planejamento para não decepções!
Continuando o tema de “Jardins Suspensos”, a design de ambiente Caroline Nunes,sugere uma opção de jardins sobre lajes. A colocação de gramados, arbustos, flores e até mesmo árvores sobre a laje de cobertura pode transformar um espaço esquecido num jardim particular.
Alguns cuidados são essenciais para se construir jardim sobre uma laje de cobertura. Devem ser dimensionadas as lajes na fase de projeto, de acordo com o volume de terra a ser usado que será determinado pelo porte das plantas.
Um fator muito importante é a colocação de ralos em número suficiente para escoar bem a água. A posição exata deles deve ficar definida em planta, pois, em caso de eventuais vazamentos de água, será fácil localizar e abrir o local para conserto. A impermeabilização é outro passo fundamental, apesar de simples: aplica-se uma manta asfáltica, já que a própria terra protege a laje da ação do sol e da chuva. Antes de colocar a terra, aplica-se uma camada de argila expandida e uma manta de bidim.
Se houver um acesso para a água, é possível regar e adubar manualmente. Recomenda-se a adubação foliar, que faz com que as raízes cresçam menos, pois param de procurar o alimento no solo, acostumando-se a recebê-lo por via aérea, evitando que se enrosquem e entupam os ralos.
Observações na construção:
• Drenagem – a cada 3 m lineares, coloca-se um ralo. Aplica-se uma fina tela de arame sobre cada um, evitando que as raízes cresçam para dentro dos canos.
• Impermeabilização – esta superfície tem de ser impermeabilizada com manta asfáltica, um processo rápido e simples, feito por firmas especializadas.
• Argila expandida – coloca-se diretamente sobre a laje impermeabilizada, permitindo um escoamento eficaz da água e evitando que o solo fique encharcado. A camada previne entupimentos, já que separa a terra do ralo.
• Manta de bidim – deve ser esticada sobre a argila expandida e colada à paredes da laje. Funciona como um filtro, retendo impurezas. Por isso, a água segue mais limpa para o ralo.
• Solo preparado – para uma boa drenagem, evita-se usar terra argilosa. Uma boa mistura leva 4 partes de terra mista (terra de barranco, sem ervas daninhas e sementes), 1 parte de areia lavada, fina, e 1 parte de humus, para alimentar o solo. Joga-se o preparado sobre a manta de bidim, finalizando o trabalho.
Esquema do jardim sobre laje

Sistema CVL após 4 meses, instalado em laje de área de lazer de uma residência em Limeira arquiteto Paulo Trigo.
A moda da jardinagem urbana, a chamada “urban gardening”, ganha cada vez mais força entre os alemães. Mensagem política, estilo de vida e busca pela natureza estão entre as possíveis causas do fenômeno.
A chamada “urban gardening” (jardinagem urbana) é uma tendência da estação e um dos temas favoritos da mídia alemã. Onde não há asfalto, como ao redor de árvores à beira da estrada, os moradores plantam flores e grama -e sem pedir permissão. Outros cultivam vegetais em terrenos baldios e alguns donos de restaurantes colocam tantos vasos diante de seus estabelecimentos, que chegam a parecer floriculturas.
Outro segmento de destaque são os Geocompostos Drenantes de PEAD (Linha Isostud & Tefond), que atendem às necessidades gerais para drenar, proteger, impermeabilizar e isolar da umidade as edificações da ação de fluidos provenientes de infiltrações no solo, lençois freáticos altos ou situações similares. diz Jair Lima Preste da Camptalma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado!