Celadon é um termo para ambas as cerâmicas denotando um tipo de verniz e uma mercadoria de uma cor específica, também chamada de celadon. Este tipo de mercadorias foi inventado na China antiga, principalmente na província de Zhejiang. [1] Celadon desde então se espalhou para várias regiões da Ásia, como o norte da Tailândia [2].
O "celadon" prazo para a cerâmica de jade verde-pálido esmalte foi cunhado por apreciadores europeus da mercadoria. Uma teoria é que o termo apareceu pela primeira vez na França no século 17 e que é nomeada após o pastor Celadon Honoré d'Urfé's romance pastoral francês, L'Astrée (1627), que usava fitas verdes pálidos. (D'Urfe, por sua vez, emprestou o seu carácter de Metamorfoses de Ovídio.) Outra teoria é que o termo é uma corruptela do nome de Saladino (Salah ad-Din), o sultão aiúbida,
que em 1171 enviou quarenta peças da cerâmica a Nur ad-Din Zengi, o sultão da Síria. [3] No entanto, uma terceira teoria é que a palavra deriva do sânscrito e sila Dhara, que significa "pedra" e "verde", respectivamente.
[Editar] Celadon vidrado
Coreano Celadon queimador de incenso openwork com kingfisher esmalte da Dinastia Goryeo. Museu Nacional de Seul, Coréia.
Celadon esmalte refere-se a uma família de esmaltes transparentes, muitos com fortes (e às vezes acentuada) rachaduras no esmalte produzido em uma grande variedade de cores, geralmente usado em porcelana ou corpos de argila cerâmica. esmaltes celadon têm tal popularidade e do impacto que as peças feitas com ele são muitas vezes referida como "celadons".
Celadon esmaltes podem ser produzidos em uma variedade de cores, incluindo branco, cinza, azul e amarelo, dependendo de vários fatores: 1) a espessura do esmalte aplicado, 2) o tipo de barro, para que seja aplicada, e 3) composição exata do esmalte. No entanto, os tons mais famosa faixa na cor de um verde muito pálido ao verde intenso profundo, muitas vezes significa para imitar os tons de verde de jade. A cor é produzida por óxido de ferro no corpo da receita ou de barro vidrado. Celadon são quase exclusivamente queimados em forno de atmosfera redutora como a mudanças químicas no óxido de ferro que acompanham privá-la de oxigênio livre são os que produzem as cores desejadas. Como a maioria dos esmaltes, fissuras (um esmalte defeito) pode ocorrer no esmalte e, se a característica é desejável, é referido como "estalo" vidrado.
As oficinas Longquan foram especialmente bem conhecido internacionalmente. Grandes quantidades de celadon Longquan foi exportado para todo o Leste Asiático, Sudeste Asiático e no Oriente Médio no século 13 a 15. pratos celadon Grande foram especialmente bem-vindos em países islâmicos.
Algumas das obras mais cobiçadas e admiradas do mundo da arte de cerâmica foram produzidos na Coréia durante as dinastias Goryeo e Joseon. [4] Durante este tempo, incrustada técnica conhecida como "Sanggam", onde os oleiros que gravar de cerâmica semi-secas, com desenhos e local materiais de barro preto ou branco dentro da gravura, foi inventado na Coréia e depois se espalhou para a China eo Japão. [4] [5] [6] [7] [8]
"Celadon coreano" é muitas vezes referida como "celadon Goryeo", que é normalmente um verde pálido, de cor azul. O esmalte foi desenvolvido e aperfeiçoado durante os séculos 10 e 11 durante o período de Goryeo, da qual deriva seu nome. celadon coreana atingiu o seu apogeu entre os séculos 12 e início de 13, no entanto, as invasões mongóis da Coréia no século 13 e perseguição por parte do governo da dinastia Joseon destruiu a nave.
Coreano Celadon projetos embutidos de cerâmica, conhecida como "Sanggam", com a gravura artesanal um projeto embutido de um guindaste à esquerda e outra de barro artesanal raspando o excesso de deslizamento utilizado para preencher as gravuras à direita. Goryeo Celadon site estufa, Gangjin.
artigos de celadon tradicional coreana distintivo elementos decorativos. O que mais se destacam são decorados com vidrado em sobreposição contrastante corpos de argila. Com desenhos embutidos, conhecido como "Sanggam" em coreano, pequenos pedaços de argila coloridas são embutidos no barro base. Esculpido ou deslizamento desenhos esculpidos exigem uma camada de argila de cores diferentes aderido à base de argila da peça. As camadas são então esculpidos para revelar as cores variadas. oleiros moderno, com materiais e ferramentas modernas, tentaram recriar técnicas celadon coreano.
Desde cerca de 1420 os Condes de Katzenelnbogen ter possuído o mais velho importação européia de celadon, exibidas em Kassel no Landesmuseum [9].
Japoneses importaram técnicas forno sul da China no início do século 17. ware Nabeshima tomou celadon com esmalte. Kyoyaki (Kyoto Cerâmica), também aprendeu a técnica celadon no século 18. Famoso oleiro Aoki Mokubei (1767-1833) [carece de fontes?] fez celadons que homenageou consciente de mercadorias chinesas. Isto foi especialmente verdadeiro para celadon período Ming tardio, com seus verdes luminosos, em uma partida de gosto tradicional japonesa chinesa celadon que favoreceu um azul esmalte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado!