sem pressa...

sem pressa...
agradeço..sempre!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Receita salgada

Como eu prometi vamos à receita salgada!!!!
Comecei com um "bolo de canela e iogurte" e para completar o lanche da tarde que tal uma receita de "Pão de Mandioca"?!!Irressistível né?Gente,gente,genteeee vocês não tem idéia do que é esse pão!!Só fazendo mesmo pra entenderem o que eu estou escrevendo aquiiii...façam e me digam depois se tenho ou não tenho a razão!É fácil ,fácil de fazer...vamos lá!


PÃO DE MANDIOCA
Ingredientes:
- 250grs de mandioca sem casca;
- 1 envelope de fermento biológico seco(em pó);
- 1/4 de xícara de açúcar;
- 4 xícaras de farinha(aproximadamente);
- 1 ovo grande;
- 1/4 de xícara de óleo(eu usei de canola!)
- 2 colheres(chá) de sal;
- 1 gema para pincelar;
- manteiga para untar.

Modo de fazer:
 Coloque a mandioca e cerca de 1 litro d'agua numa panela,aqueça e mantenha no fogo por 40 min. ou até que a mandioca esteja muito macia(por isso escolham bem a mandioca quando comprarem,tem que ser bem fresquinha e de boa qualidade).Retire do fogo e transfira a mandioca e 1 xícara da água do cozimanto para o liquidificador ou processador(eu fiz no liquidificador e foi bem fácil)descarte os fios duros(eu amassei a mandioca antes de colocar no liquidificador).Bata até conseguir um creme liso e passe para uma tigela média(você tem que obter 2 xícaras de purê de mandioca).
Assim que a mandioca amornar,junte o fermento biológico e o açúcar,misture até disolver,junte em seguida 1 xícara de farinha,misture bem e deixe repousar por uns 15 min. ou ate formar bolhas nessa mistura.Então,adicione o ovo,o óleo e o sal e vá acrescentendo a farinha aos pouquinhos e sovando bem,trabalhando a massa(isso vai dar suavidade a massa)até obter uma massa bem macia,que desprenda das mãos(eu coloquei exatamente as 4 xícaras de farinha,contando com a 1º xícara que coloca com o fermento e açúcar e a massa ficou meio pegajosa mas eu não coloquei mais farinha para não pesar a massa)Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume(coloque a massa coberta na janela onde estava batendo sol e deixei por uma hora).
Transfira a massa para uma superfície limpa e salpicada de farinha e acrescente mais um pouco de farinha se a massa estiver muito pegajosa - mas sem exagerar,pois ela deverá continuar bem mascia( EU NÃO COLOQUEI! cada um faz como achar melhor o ponto da massa)Coloque a massa na forma de bolo inglês,pincele com uma mistura de 1 gema com 2 colheres de sopa de água mineral bem misturadas e deixe repousar por mais uma hora coberta por um pano limpo ou até dobrar de volume.
Quando faltaremuns 15 min. para completar 1 hora de repouso,aqueça o forno a 200Cº(médio-alto).Asse o pão por uns 40 min,até que esteja bem crescido e dourado(eu assei exatamente em 40 min. e deu muito certo,ficou no ponto!)Deixe amornar por uns 10 min. antes de fatiar.
Genteeeeeee o pão dá muito certo se seguri à rsica a receita!!É um arrrrasoooo...vale a pena fazer!!!Beijosss e boa sorte...estou aguardando comentários!!
                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado!