sem pressa...

sem pressa...
agradeço..sempre!

domingo, 24 de abril de 2011

Fios de ovos de Avó pra Neta


 Designa-se por doçaria conventual os doces confeccionados nos conventos, caracterizados por serem, na sua maioria, compostos por grandes quantidades de açucar e gemas de ovos.
A origem da doçaria conventual em Portugal terá origem no século XV. Terá sido neste período que o açúcar entrou na tradição gastronómica dos conventos. O principal adoçante até esta altura era o mel, sendo o açucar um ingrediente vulgar. Com a colonização da IIha da Madeira, o açúcar recebe uma atenção especial, sendo cultivada a cana de açucar.
A lista de doces conventuais é extensa e abrange todas as regiões de Portugal. Saliente-se, aínda, que a confecção de um determinado doce pode variar consoante a região, e o convento de origem. Alguns exemplos: leite-cremepudimbarriga-de-freirarabanadasovos molestrouxas de ovosfios de ovosarroz-docetoucinho do céu.
Em toda minha história, não teve festa sem fios de ovos, para todo tipo de comemoração de aniversário a Natal, lá estava essa deliciosa iguaria, que minha mãe e minha tia sempre fizeram como o grande evento, selecionando dúzias de ovos frescos, açucar e baunilha.
Essa tradição iria se perder senão minha filha Beatriz, não tivesse talento pra puxar da avó Diva pra fazer doces!!









Um funil muito parecido com esse é uma ferramenta necessária


Pois então foi na Páscoa de 2011, que as duas passaram horas de alquimia na cozinha para transformar simples gema em sua forma original em deliciosos fios amarelo "ovo" doce chamado "Fios de Ovos"

Um comentário:

  1. anamariasoriani@hotmail.com25 de abril de 2011 às 13:17

    A Bia vai longe com os ensinamentos da prendada Diva!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado!