sem pressa...

sem pressa...
agradeço..sempre!

domingo, 1 de maio de 2011

Polenta Cremosa com Galinha Caipira



Polenta é um alimento típico da culinária italiana, mas que tem amplo uso e aceitação em diversos países, como Argentina e o Brasil. Sua base é a farinha de milho.
Antes da chegada de imigrantes italianos, já se consumia no Brasil uma forma de polenta de milho denominada angu que pode ter a consistência de uma polenta firme ou cremosa, mas que nunca era grelhado ou frito. Existe na Ilha da Madeira um prato típico muito parecido, as papas de milho, que é consumido logo depois de cozido a acompanhar peixe, ou então frito, a acompanhar a espetada madeirense de carne de vaca.
A polenta tem origem na região norte da Itália. Constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos. Era feita de principalmente de aveia, mas podiam ser utilizados outros cereais como a farinha de trigo.
Pouco depois da chegada dos espanhois ao Caribe em 1492, o milho foi introduzido na Europa. Na Itália, o milho passou a ser cultivado primariamente no norte, onde as chuvas são abundantes. A partir de então é que a polenta passou a ser feita de milho.
A polenta de milho tornou-se o principal prato nas regiões de Veneza e Friuli, onde passou a substituir o pão (feito com trigo) e o macarrão. Inicialmente restrita a essas regiões, em pouco tempo a polenta passou a dominar todos os aspectos da culinária italiana.
Sua textura varia bastante, de firme nas regiões de Veneza e Friuli a cremosa na região de Abruzzi. A polenta sempre foi feita da mesma forma: com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre, aquecidas sob o fogo.
Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com uma miríade de molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole.
Antigamente considerada "comida de pobres", a polenta hoje é usada em diversas casas e restaurantes, sem essa conotação.
Recentemente, a indústria alimentícia lançou polentas pré-preparadas, para serem feitas em refeições instantâneas.


Entre amigos celebramos sempre um dos melhores prazeres da vida!! Uma boa Polenta cremosa com Galinha Caipira, uma receita especial, feita com pessoas queridas, discutimos juntos os temperos as ervas frescas para a marinada, vinho branco ,alho sal.


Estou fazendo uma dessa em casa!

Refogamos em azeite a galinha, e aguardamos o refogado apreciando o aroma que vem como perfume dos Deuses tem cheiro de Endro, Manjerona, Manjericão canela, Alecrim.




Adicionando ingredientes

A espera

Dois Chefs, muitos palpites

Frigidaire da Vovó Ondina!

Convidados na expectativa

Falando do Aperol Spritz um aperitivo de entrada

Amiga pra comprovar

Amigas e Spritz


Apurando a pololenta

Um pouco de parmesão e manteiga

Chefs discutindo o grande momento

Tchan Tchan Tchan

Verdadeira Polenta cremosa com galinha Caipira

De arrancar o carrapiá como dizia o grande Tio Gilberto!

Aplausos!! Grande chef Gustavo arrasou!!

Vale a pena ouvir o comentário do Renato da CBN pra complementar nosso prato

Frango caipira com polenta vai com cabernet sauvignon ou malbec sul-americano


CBN - A rádio que toca notícia - Renato Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado!